Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Como cuidar dos seus cachos




Oito em cada dez brasileiras têm cabelo cacheado ou ondulado*, que é sexy, lindo e divertido, mas... dá um trabalhão. Para facilitar sua luta diária em prol da beleza, Marie Claire falou com especialistas e preparou um verdadeiro dossiê com o melhor corte, os cuidados que se deve ter com a coloração, o jeito certo de manipular os fios e os produtos mais eficazes para combater frizz, ressecamento, excesso de volume e falta de definição. Prepare-se para se apaixonar pelos seus caracóis


Dê um basta aos vilões
Driblar os principais inimigos dos cachos não é tão difícil quanto parece: é preciso tomar alguns cuidados, ter uma pitada de paciência e, claro, bons cosméticos à mão

Frizz
O problema surge por várias causas, de uma simples passada de mão a um pente fora de hora (o atrito com o cabelo seco aumenta a eletricidade estática dos fios, que se repelem por ter cargas positivas). O vento, por si só, é outro vilão que contribui para o arrepiado, que pode se intensificar se o dia estiver úmido e o cabelo ressecado. Isso porque a fibra capilar absorve as micropartículas de água do ar e incha.

• plano de ataque Manter a hidratação em dia é essencial, assim como aproveitar o banho para desembaraçar os fios com um pente largo - quanto maior o espaço entre os dentes, melhor a definição das ondas. Na hora de secar, nada de esfregar a toalha. "Isso só arrebenta e eriça o cabelo. Coloque as pontas em um tecido fino ou sobre quatro folhas de papel-toalha e pressione em direção à raiz", ensina o hairstylist Almiro Nunes, diretor educacional da Deva no Brasil, marca de cosméticos especializada em cacheados. Na sequência, aplique um leave-in em forma de creme, que protege contra a umidade e o vento. Para isso, espalhe uma quantidade de produto nas mãos e comece a aplicação pelas pontas. Depois, distribua por todo o comprimento e finalize amassando os fios de baixo para cima. Se ao secar eles insistirem em arrepiar, o jeito é borrifar spray fixador na palma da mão e passá-la suavemente no topo da cabeça.


Ressecamento
A vida toda ele vai assombrar as donas de cabelos cacheados. Afinal, o movimento anelado dificulta a distribuição da oleosidade da raiz para as pontas. Além disso, as cutículas da parte externa do fio são mais estreitas e curtas, e por isso deixam o interior da fibra capilar exposto ao vento, sol, ar condicionado. A situação piora com o calor do secador e da chapinha, que rouba água do cabelo.

• plano de ataque Quanto menos você lavar a cabeça e usar água quente, melhor. Outro bom hábito é usar xampu e condicionador próprios para cacheados e ressecados. "Opte pelas versões com manteiga de karité, oliva e cacau, que são emolientes; aloe vera e pantenol, que repõem a hidratação externa e a maciez; lanolina, para restaurar a cutícula; e colágeno, elastina e silicone, que protegem contra os agressores externos", sugere o químico Everton de Freitas, da Biotec Dermocosméticos, em São Paulo. Em contrapartida, fique longe do sal e do álcool, que ressecam, enfraquecem e armam os cachos. A cabeleireira norte-americana Ouidad, uma das maiores experts em cachos, insiste na hidratação. "Dessa forma, você resolve outros problemas por tabela, como excesso de volume e falta de definição", observa a profissional, que recomenda uma hidratação em casa por semana - com direito a enrolar papel-alumínio nas mechas e enxaguar após cinco minutos - e outra profunda no salão a cada 30 dias. Para não deixar nenhum rastro de ressecamento, o cabeleireiro André de Leone, do salão Studio Prime Hair & Beauty, em São Paulo, sugere cortar as pontas a cada dois meses, em média, e usar produto termoativado antes da escova, chapinha ou babyliss. "Espalhe o equivalente a uma moeda de 25 centavos no comprimento e nas pontas para o visual não ficar pesado ou com aspecto de sujo", finaliza.

Cacheadas assumidas
Aprenda com as beldades abaixo mais truques para domar seus fios e mantê-los sempre lindos

Camila Pitanga
"Para controlar o volume, lavo a cabeça com xampu e condicionador específicos para o meu tipo de cabelo, retiro a umidade com uma toalha e nunca dispenso o ativador de cachos. Agora, para reduzir o frizz, faço uma reconstrução a cada 15 dias com a terapeuta capilar Cíntia Araujo, do Fashion Clinic, no Rio."

Claudia Ohana
"Tem dias em que meu cabelo parece ter vida própria! Quando isso acontece, parto logo para o rabo de cavalo, a trança ou as presilhas. Mas não reclamo de ele ter essa forma. Afinal, tenho a opção de realçar os cachos com babyliss médio - antes, porém, aplico leave-in no cabelo molhado e seco com difusor - ou alisá-los com a ajuda de um protetor térmico e uma escova."

Isabel Fillardis
"Meu segredo para acordar com o cabelo arrumado e os cachos definidos é aplicar, antes de dormir, um reparador de pontas no comprimento, dividir em duas partes e fazer uma trança em cada uma delas, sem prendê-las. De manhã, só tenho o trabalho de soltá-las! Também hidrato os fios uma vez por semana com máscara à base de macadâmia e queratina."

Maria Flor
"Não saio de casa sem leave-in para definir os cachos. Faço assim: molho o cabelo, espalho nas mãos uma quantidade do tamanho de uma pérola e passo nos fios da raiz em direção às pontas. Outro procedimento que já virou ritual é fazer uma hidratação a cada dois meses com os produtos da linha Semi di Lino, da Alfaparf."

6 comentários:

  1. Adorei as dicas, os meus estão um horrorr!!!!

    hahah
    bejinhos ;*

    http://blog-planetpink.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei as dicas, meus cabelos são cacheados e os assumo (amo meus cachos!!), mas sabemos que cuidar deles é super importante!!
    Tô seguindo seu blog, se der aparece no meu, por lá tá rolando o SORTEIO de uma LINDA ALEXA BAG INSPIRED, participe!!
    Bjo

    www.coisasdemulher.net

    ResponderExcluir
  3. Acho lindo cabelo cacheado, mas dá tanto trabalho q prefiro deixar o meu liso! rs
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! Eu uso o cabelo liso, mas acho lindo cabelos cacheados!
    Bjs

    www.deolhonastendencias.com

    ResponderExcluir
  5. O meu cabelo não é bem cacheado,ele é totalmente liso,mais nas pontas é ondulado =/

    visitaa?
    http://nuvem-de-amor.blogspot.com/

    bj,bj

    ResponderExcluir
  6. Adoro cachos,mas dá muito trabalho
    então uso ele sempre liso..
    Mas adorei as dicas!
    Bjus!

    hd-unhasecores

    ResponderExcluir

Vídeo não pode ser exibido.